Qui, 02 de maio de 2024, 08:51

Gestão da UFS faz vistorias no Campus de São Cristóvão para retorno às aulas na próxima segunda-feira
Prograd e InfraUFS trabalham em conjunto para prevenir e resolver problemas

Com o início do período letivo 2024.1 previsto para a próxima segunda-feira, 06, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) está fazendo uma série de vistorias no Campus São Cristóvão. A finalidade é observar possíveis problemas e solucioná-los com brevidade, para evitar transtornos na volta às aulas.

As vistorias ocorrem com a presença das equipes da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e da Superintendência de Serviços de Infraestrutura da UFS (IfraUFS), que é o órgão responsável pela gestão de serviços de manutenção, conservação e revitalização patrimonial das estruturas físicas, bem como de serviços de transporte, segurança institucional e de sustentabilidade ambiental da instituição.

O reitor da UFS, Valter Santana, destaca a importância do período de recesso acadêmico para fazer as manutenções necessárias. "Esse é um período importante para realizarmos ações mais intensas e que durante o semestre acadêmico fica mais dificil devido ao alto fluxo de ocupação dos espaços. Com organização e planejamento, pretendemos, cada vez mais, criar um ambiente agradável que os alunos, professores e técnicos se sintam bem com a universidade e, assim, o nosso ciclo educacional pode ser realizado com êxito".

Foto: Arquivo pessoal

De acordo com pró-reitor de Graduação da UFS, Dilton Maynard, a iniciativa é necessária não só para resolver problemas, mas também como forma de prevenção. “O objetivo é verificar o andamento dos serviços de reparos e manutenção nas didáticas, de forma a estabelecer as melhores condições possíveis para o funcionamento daqueles espaços. É importante ter uma ação assim para que possamos diminuir ao máximo os obstáculos ao bom andamento das aulas. Problemas ocorrerão, é claro, mas conseguimos antecipar e solucionar muita coisa com a verificação in loco feita previamente.”, afirma Dilton.

Foto: Arquivo pessoal

As vistorias são resultado também da integração que ocorre com a comunidade acadêmica. “A Prograd solicita esta visita para que as informações, sugestões e reclamações que chegam até nós sejam apresentadas, o que possibilita a verificação de opções viáveis para solucionar e atender ao que for possível, tudo isso em parceria com a InfraUFS”, pontua o pró-reitor.

Mudança de horário

Vale lembrar que a partir da segunda-feira, 06, exceto para os campi de Lagarto e Nossa Senhora da Glória, as aulas do turno da manhã terão início às 7h30 e seguirão até às 12h30; durante à tarde, das 13h30 às 18h30; e à noite das 19h às 22h15.

+Confira todas as informações sobre o novo horário de aulas

19h00 22h15

Com as novas mudanças, existirá um intervalo entre os turnos, permitindo maior flexibilidade aos alunos, e o calendário acadêmico passará a ter, em média, 15 semanas. Além disso, para o próximo semestre letivo, a universidade adotou o conceito de hora-aula e hora-trabalho, que trará mudanças pedagógicas para a universidade.

“Hora-aula é um tempo, dentro das nossas atividades de 45 minutos, em que a aula ocorre com a administração do docente. A hora-aula de 45 minutos é a exposição efetiva. Isso pode se dar no laboratório, em uma sala de aula, pode se dar em uma atividade de campo, mas essa hora-aula é complementada com 15 minutos, que nós chamamos de hora-trabalho. Esses 15 minutos são compostos de atividades que o docente indicará no início do curso, para que os alunos possam realizar em casa ou em outro ambiente que ele indique. É importante deixar claro que não estamos falando de atividades que o aluno escolherá por conta própria, mas de atividades que são indicadas pelo docente para que o aluno as realize. Essa hora-trabalho entra também na carga horária total de atividades do docente e do curso”, explica Dilton Maynard.

Ascom UFS

Atualizado em: Qui, 02 de maio de 2024, 14:32