Sex, 19 de abril de 2024, 12:40

Agência de Inovação da UFS lança projeto InoveEDU com investimento de R$ 134 mil
Submissão de projetos e planos de trabalho deve ser feita pelo docente até 31 de maio
Lançamento do edital aconteceu no Gabinete do Reitor. (foto: Yan Lima/Ascom UFS)

Na manhã da última quarta-feira, 17, a Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (Agitte), vinculada à Pró-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Federal de Sergipe (Posgrap/UFS), lançou o edital do projeto InoveEDU. O objetivo é apoiar o desenvolvimento de projetos pedagógicos inovadores que possam ser utilizados na educação formal, informal e inclusiva, alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ODS/ONU).

Para o reitor Valter Santana, essa é uma oportunidade de alinhar a docência com a inovação educacional. “Estamos aqui em mais um lançamento de um edital vinculado a nossa agência de inovação e é imprescindível destacar a importância dessa iniciativa, que dará suporte aos nossos discentes e docentes na promoção do desenvolvimento e aprimoramento do ensino em sala de aula, aproximando ainda mais a sociedade da nossa universidade”.

Valter Santana é reitor da UFS. (foto: Yan Lima/Ascom UFS)

Sendo uma proposta voltada à inovação no âmbito da educação, a ação contempla novas experiências para professores e alunos. “Esse edital vem para reunir toda a expertise dos docentes da UFS junto ao seus discentes, colocando eles para trabalharem, efetivamente, em processos e projetos inovadores. Ao final do curso, teremos um produto ou protótipo que pode ser utilizado como ferramenta educacional, seja nas escolas ou universidades”, destaca o diretor da Agitte, Antônio Martins.

Antônio Martins é diretor da Agitte/UFS. (foto: Yan Lima/Ascom UFS)

O lançamento aconteceu no Gabinete do Reitor, no prédio da Reitoria do Campus de São Cristóvão. Na ocasião, a gestora do InoveEDU, Maria Costa, fez alguns apontamentos sobre a atuação do projeto. “Nosso maior objetivo é que os docentes, junto aos discentes, produzam produtos e também processos voltados à educação formal, informal e inclusiva. Isso demonstra o nosso compromisso real com a qualidade da educação e os projetos que fazem diferença na sociedade”.

Maria Costa é gestora do InoveEDU. (foto: Yan Lima/Ascom UFS)

Sobre o edital

Nesta edição, serão financiadas até 20 propostas, com bolsas no valor de R$ 700 por seis meses para os alunos da graduação, além de auxílios ao pesquisador de R$ 2.500. Além disso, também serão concedidas até duas bolsas adicionais para dois projetos aprovados que visem ampliar as oportunidades de protagonismo e de referências para discentes pertencentes a grupos socialmente vulneráveis, como pessoas pretas, pardas, indígenas, com deficiência, transgêneros, travestis e transexuais.

+Clique aqui para acessar o edital InoveEDU

A submissão de projetos e planos de trabalho deve ser feita até o dia 31 de maio, por meio do Sigaa, pelo caminho “Acessar o Portal docente > Pesquisa > Projeto de Pesquisa > Submeter Proposta Tecnológica”. Podem participar professores, mestres e doutores, pertencentes ao quadro efetivo da UFS.

O resultado preliminar da seleção de propostas será divulgado pela Agitte a partir do dia 17 de junho e as atividades estão previstas para ter início no mês de julho deste ano.

Janaína Cavalcante - bolsista

Letícia Nery - Ascom UFS