Qua, 01 de dezembro de 2021, 14:30

Reitor assina ordem de serviço para volta do Resun; todos os campi serão atendidos
Estudantes pagarão R$ 1 pela refeição, mesmo valor praticado antes da pandemia

Foram assinadas na manhã desta quarta-feira, 1º de dezembro, as ordens de serviço para retomada do fornecimento de refeições aos estudantes da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Duas empresas serão responsáveis pela alimentação dos discentes dos seis campi da universidade: São Cristóvão, Aracaju, Laranjeiras, Itabaiana, Lagarto e Sertão.

O Restaurante Universitário (Resun), em São Cristóvão, e os refeitórios dos demais campi funcionarão a partir de janeiro de 2022, buscando garantir o suporte necessário à retomada das atividades acadêmicas presenciais, dentro do planejamento do Ensino Híbrido Emergencial (EHE) e de acordo com o Plano de Retomada Gradual das Atividades Presenciais.

Alimentação institucional atenderá todos os campi da UFS. (Fotos: Schirlene Reis - Ascom UFS)

Os contratos preveem o fornecimento de mais de 8 mil refeições quando da retomada total das atividades presenciais, sendo um contrato de 6.400 refeições para os campi de São Cristóvão, Aracaju e Laranjeiras, e outro de 1.750 para os campi de Itabaiana, Lagarto e do Sertão. No entanto, no semestre letivo a ser iniciado em janeiro, os contratos serão atendidos em 50% e 60%, respectivamente, já que o retorno às aulas presenciais se dará de forma gradual.

“A alimentação é um ponto importante para os nossos alunos, para que eles possam se manter na universidade. Eu fico muito feliz com o trabalho realizado pelos gestores do Resun, pela Pró-Reitoria [de Assuntos Estudantis], que possibilitou a ampliação da oferta de alimentação para atender a todos os campi da UFS”, comemorou o reitor Valter Santana.

“É uma demanda antiga, e com muita luta, organização e planejamento agora vamos conseguir implantar e, aos poucos, ir ampliando a oferta”, completou Valter.

Além da garantia de fornecimento de alimentação institucional em todos os campi, a UFS assegura a manutenção do valor da contrapartida do aluno de graduação: R$ 1 por refeição. O pró-reitor de assuntos estudantis, Marcelo Mendes, valoriza essa conquista.

“Mesmo com a manutenção dos recursos que são destinados à assistência estudantil, a universidade está garantindo o valor da contrapartida que o aluno vai pagar. Isso foi um esforço muito grande da administração da UFS, para que a gente não só ampliasse a oferta de quantidade de refeições que será fornecida, mas garantindo também esse valor de R$ 1 para os alunos que buscarem alimentação institucional da universidade”, pontua.

Reitor Valter Santana: “É uma demanda antiga, e com muita luta, organização e planejamento agora vamos conseguir implantar e, aos poucos, ir ampliando a oferta”.

Outro destaque dos novos contratos é que, pela primeira vez, a UFS irá incorporar a compra de produtos da agricultura familiar, preferencialmente de Sergipe, aos processos de produção da alimentação. Este desafio busca cumprir o papel da instituição no desenvolvimento econômico e social do estado.

Marcelo Mendes, pró-reitor de assuntos estudantis: “Isso foi um esforço muito grande da administração da UFS, para que a gente não só ampliasse a oferta de quantidade de refeições que será fornecida, mas garantindo também esse valor de R$ 1”.

Protocolos

O funcionamento do Restaurante Universitário e dos refeitórios obedecerá ao Protocolo de Biossegurança da UFS, cumprindo as medidas de segurança sanitária previstas no Plano de Retomada, como a prevenção a aglomerações, uso de equipamentos de proteção individual e de álcool 70%, entre outros.

O atendimento em todos os campi se dará através de agendamento, por meio de um módulo que está sendo desenvolvido pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI). Por meio desse sistema, o estudante agendará o dia e horário em que fará sua refeição, evitando a formação de longas filas.

Marcilio Costa - Ascom UFS
comunica@academico.ufs.br