Qua, 27 de janeiro de 2021, 16:44

Arquitetos da UFS estudam melhorias em áreas de convivência do campus
Profissionais trabalharão em um projeto paisagístico e urbanístico

Nos próximos dias a Universidade Federal de Sergipe (UFS) poderá passar por uma revitalização das suas áreas de convivência. Em reunião ocorrida nesta quarta-feira, 27, foi discutida, já com apresentação de propostas, a otimização de alguns espaços do Campus São Cristóvão.

De acordo com o vice-reitor pro tempore da UFS, Pedro Durão, a ideia é valorizar áreas comuns e trazer mais conforto à comunidade universitária. “Foi uma reunião muito salutar, com real intenção de materializar alguns desejos da reitora pro tempore no que se refere à otimização das instalações do Campus, pela melhora da cerca viva, pela melhoria dos espaços de convivência, por soluções sustentáveis”, elencou Durão.

Para tanto, profissionais de Arquitetura e Urbanismo da própria UFS trabalharão em um projeto paisagístico e urbanístico buscando soluções viáveis dentro da realidade universitária. O diretor de Projetos e Estruturas Físicas da UFS, arquiteto Júlio Santana, esteve na reunião. Ele informou que apresentará um projeto na forma de estudo preliminar. Se aprovado, será feito o detalhamento, o orçamento e o termo de referência para licitar e fiscalizar a sua execução.

Reunião discutiu a otimização de espaços do Campus São Cristóvão. (Foto: Ascom/UFS)

Valorização

“Podemos colaborar na parte paisagística e urbanística naquilo que enxergamos como necessário para valorizar as áreas de convivência, que são áreas estratégicas onde circula a maior parte da comunidade acadêmica, trazendo, por exemplo, mobiliários urbanos, a inclusão de novas espécies arbóreas, arbustos, dando assim uma sensação maior de conforto visual”, detalhou.

“Pensamos também em um espaço adequado para acomodar os gatos, com atrativos para eles, com comedouros. Como temos muitos felinos na UFS, já os consideramos os pets do campus”, completou.

Júlio ressaltou também a melhoria dos ecopontos, que são locais estratégicos de coleta seletiva de resíduos. “Podemos agregar a isso o galpão de compostagem, utilizando restos de podas, folhas secas, restos de alimentos que podem vir do Restaurante Universitário, por exemplo, gerando fertilizantes que podem ser usados nos próprios jardins”, acrescentou.

O arquiteto e urbanista Cleo Maia, da Divisão de Projetos da UFS, também esteve na reunião. “Esse encontro de hoje foi justamente para tratar de uma revitalização do campus, dando uma aparência melhor às instalações. Por isso, os projetos de intervenção prioritários são o paisagismo e a parte urbanística”, destacou.

Andreza Azevedo

Gabinete da Reitora