Ter, 18 de fevereiro de 2020, 13:04

Novo espaço do HU traz mais conforto para funcionários e pacientes
Coleta de material biológico passa a ser feita em uma estrutura de 144m²

O serviço de coleta de material biológico do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), ganhou um novo espaço. Agora, os pacientes estão sendo recebidos em um container de 144m², onde são atendidos e orientados sobre cada procedimento feito no local.

Em um ambiente climatizado, com boxes individuais para coleta, o atendimento foi incrementado com mais conforto e agilidade.

De acordo com a chefe da Unidade de Laboratório de Análises Clínicas, Djane Araújo, no container ocorre apenas a coleta de material, mas a continuidade dos exames permanece ocorrendo no prédio do Hospital Universitário.

“O paciente chega, recebe sua senha, e pode aguardar sentado até ser chamado pelo painel eletrônico. Melhorou o espaço físico, melhorou o fluxo, o conforto e aumentou a agilidade, já que o número de boxes para coleta praticamente dobrou em relação ao antigo local de atendimento”, ressalta Djane. “Além disso, o paciente que veio fazer o seu exame em jejum recebe um pequeno lanche assim que é liberado”, completa.

Estrutura

Para a farmacêutica Andrea Mangabeira, uma das responsáveis pela coordenação do local, a nova estrutura traz diversos ganhos para os pacientes e funcionários. “Houve uma mudança considerável. Passamos de oito para 15 boxes de coleta, sendo um pediátrico. São 15 técnicos trabalhando em um ambiente mais amplo e confortável. O espaço da recepção também aumentou. Assim, conseguimos atender diariamente a cerca de 150 pacientes, com conforto satisfatório”, pontua a farmacêutica.

Além da coleta de material biológico, no novo local também são entregues os resultados dos exames. “O paciente chega a partir das 6h30 e diz qual o serviço que ele precisa, se é coleta ou entrega de resultado. Recebe sua senha e aguarda ser chamado, ele não fica mais aguardando em fila, pode esperar confortavelmente sentado”, explica.

O novo container tem seis guichês de atendimento para cadastro dos dados e um para resultado de exames e um para entrega de material, além de 15 boxes para coleta e armários individuais para os técnicos. Diariamente, o material biológico é transportado para o laboratório do hospital em caixas térmicas, com temperatura adequada, conforme normas preconizadas pela Vigilância Sanitária.

No local, ocorrem o atendimento e orientação de pacientes para a coleta necessária a cada tipo de exame, a identificação e recebimento de materiais biológicos e o armazenamento adequado de todos os fluidos biológicos para posterior transporte, liberação e entrega de resultados.

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

O Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde outubro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.

Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Andreza Azevedo

Núcleo de Comunicação Social do HU/Aracaju