Qui, 16 de maio de 2019, 09:51

Crianças e pais aprovam aplicativo que estimula hábitos saudáveis

Crianças em atendimento no Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estão tendo uma nova opção para aprender enquanto se distraem. A possibilidade surgiu depois do lançamento oficial do aplicativo HU Kids, que inicialmente disponibiliza três jogos, como foco em alimentação saudável, higiene e estímulo motor.

O HU Kids foi proposto como parte prática da disciplina Engenharia de Software II, ministrada pela professora Adicinéia Oliveira, chefe do Setor de Processos e Tecnologia da Informação (SGPTI) do HU-UFS. A equipe de desenvolvimento foi composta pela professora Adicinéia Oliveira; por dois alunos do curso de Sistemas de Informação da UFS, Nilson Júnior e Wallacy Santos, e pelo analista de TI do HU-UFS, João Amaury.

De acordo com a professora, os alunos receberam dela várias propostas, inclusive essa para a pediatria. “A ideia surgiu quando começamos a receber pais de crianças internadas solicitando liberação de acesso à rede wi-fi. Questionando os pais, eles comentavam sobre a possibilidade de dar à criança uma opção para se distrair enquanto esperavam por consulta ou estavam internadas. Foi assim que começou a nascer a ideia de desenvolver uma plataforma de jogos com atividades educativas”, resumiu Adicinéia.

Integração

A professora conta que a partir daí manteve contato com a Unidade de Atenção Psicossocial e a Unidade de Atenção à Saúde da Criança e ao Adolescente do HU-UFS. “Reunimos a equipe do hospital, colhemos sugestões de profissionais como psicólogos e conseguimos desenvolver o aplicativo sem propagandas, sem incentivo à competição e sem figuras ou palavras violentas”, contou.

“A criança apenas ganha algumas estrelinhas, mas os jogos não têm o intuito de criar uma competição, e sim de ensinar e distrair, seja em seu internamento ou enquanto aguarda uma consulta no ambulatório”, complementou.

Adicinéia informou também que esse foi um primeiro passo, mas alunos de uma nova turma darão continuidade ao aplicativo, aprimorando e adicionando novos jogos.

Receptividade

Após ter feito uma cirurgia, a pequena Ane Caroline dos Santos, de quatro anos, está internada. Ela foi apresentada ao HU Kids e gostou muito da novidade. “Eu gosto de brincar, de ver desenhos coloridos e de comer frutas, minhas preferidas são uva e maçã. Fico jogando só esperando a uvinha aparecer”, falou empolgada.

A mãe de Ane Caroline, a dona de casa Lourença de Jesus, reforçou o que a criança disse. “Não tenho problema nenhum com ela para comer fruta, ela está adorando brincar com esse joguinho, e ela mexe no celular melhor do que eu. É uma forma muito boa para ela se distrair no hospital”, afirmou dona Lourença.

Já Alexandre Matheus Lima, com nove anos, testou os três joguinhos disponíveis enquanto aguardava para ser atendido em uma consulta. “Gosto muito de jogar no celular, já aprendi a brincar nos três jogos. Achei muito divertido, e são jogos que minha mãe vai sempre deixar usar, porque não tem nada de violência”, ressaltou Alexandre.

Para a recepcionista Janicléia Santos, mãe de Alexandre, os jogos são a brincadeira preferida do filho. “Ele gosta bastante de se distrair com jogos no celular, e esses joguinhos são ótimos, porque são educativos de verdade. É importante tirar o foco de jogos violentos ou daqueles que nada trazem para aprendizagem da criança”, pontuou.

Atualmente, quem baixa o aplicativo dentro do ambiente do HU-UFS poderá usá-lo tranquilamente em qualquer lugar. No entanto, em breve, será possível baixar o aplicativo também fora do hospital. Existe ainda uma versão disponível para tablet e notebook.

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

O Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde outubro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.

Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Andreza Azevedo

Unidade de Comunicação HU-UFS