Qua, 17 de abril de 2019, 10:04

Aplicativo da UFS já está disponível para download
eUFS Aluno foi desenvolvido com o objetivo de facilitar o acesso ao Sigaa pela comunidade acadêmica
Aplicativo já está disponível para download na Google Play (Fotos: Schirlene Reis/Ascom UFS)

Depois de quatro meses de teste com a versão beta, o eUFS Aluno é oficialmente lançado e já está disponível para download em smartphones que possuem o sistema operacional Android. O aplicativo desenvolvido pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da Universidade Federal de Sergipe (UFS) foi criado para atender a uma demanda de acesso ao Sigaa por dispositivos móveis.

Nele, é possível realizar consultas como: horários, turmas e atividades, além do acesso ao cardápio do Restaurante Universitário (Resun) e ao sistema de bibliotecas da instituição (Pergamum). Foi estimado que 10% da comunidade acadêmica já utiliza a versão beta do aplicativo – 6.024 instalações já foram contabilizadas – mesmo sem uma campanha de divulgação. A tendência, com o lançamento oficial, é que esse número aumente.

Fernanda Almeida Passos, coordenadora de Sistemas do STI, contou que o período de desenvolvimento do aplicativo para disponibilização da primeira versão na Google Play foi de um ano. Além disso, explicou que a robustez do Sigaa dificulta o acesso rápido à informação por parte do aluno. “Somada à estatística de que 36% dos acessos ao sistema são feitos por dispositivos Android, mesmo sem uma interface adequada para isso, foram esses os motivos que justificaram a criação do eUFS Aluno”, complementa.

A equipe de analistas responsável pela criação, entre eles Leonardo Bezerra Silva Júnior, Allan Vinicius Rezende e Alan de Jesus Passos, relatou que, primeiramente foi realizada uma pesquisa sobre outros aplicativos do gênero existentes no mercado e, posteriormente, uma avaliação sobre as funcionalidades mais usadas. “Só depois disso, partimos para a parte do desenvolvimento em si. É também importante salientar que o eUFS Aluno foi desenvolvido com acessibilidade para pessoas com deficiência. Tivemos algumas reuniões com alunos da instituição que possuem deficiência visual e que nos relataram suas experiências de utilização. Diversos ajustes foram realizados no aplicativo para atender as suas necessidades, garantindo acessibilidade de serviços disponibilizados pela UFS”, diz Alan.

Equipe da Superintendência Tecnologia da Informação é a responsável pelo aplicativo

Ainda dentro do processo de desenvolvimento, foi criada a API.Sistemas, uma camada de serviços com recursos que são consumidos por outros aplicativos. “É o projeto que suporta o eUFS Aluno e que suportará todas as outras possíveis aplicações mobile da universidade e o site de dados abertos da UFS. Nós pensamos em ainda disponibilizá-lo para a comunidade e, inclusive, já temos algumas parcerias”, conta Leonardo.

De acordo com os desenvolvedores do aplicativo, os próximos passos para o eUFS Aluno são: migração para suporte na plataforma iOS, leitura dos horários das salas via QR Code, mapa dos setores da UFS e construção do aplicativo para os professores. “Temos um longo caminho a seguir, mas é necessário para que continuemos a modernização da nossa universidade. A equipe de sistemas está de parabéns pelo excelente trabalho realizado com os dispositivos móveis”, completou Andrés Menéndez, superintendente de Tecnologia de Informação.

Para baixar o novo aplicativo da UFS, acesse aqui.