Seg, 18 de fevereiro de 2019, 18:22

Universidades do Nordeste se reúnem na UFS para discutir parceria com Soka Gakkai
Reunião contou com a presença Miguel Shiratori, presidente da organização no Brasil
Representantes das instituições se reuniram com o objetivo de tratar sobre o estabelecimento de cooperação interinstitucional entre as IFES e a entidade (Fotos: Adilson Andrade/Ascom UFS)

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) foi sede de reunião com reitores e reitoras das Instituições de Ensino Superior da região (IFES-Nordeste) para tratar sobre parceria com a Soka Gakkai internacional (SGI), uma organização não governamental filiada à Organização das Nações Unidas (ONU) que tem como objetivo fundamental promover a paz e o respeito pela dignidade humana e desenvolve projetos nas áreas de educação, artes, ciências e saúde, entre outros.

Antoniolli: "O que a gente espera é que este seja apenas um passo de uma longa caminhada integrando as universidades federais do Nordeste"

Para o presidente da Regional Nordeste da Associação Nacional de Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior, o reitor da UFS Angelo Antoniolli, o encontro trouxe à tona um tema que é de extrema relevância para todas as universidades: as tecnologias sociais. "O que estamos fazendo é, através dessa universidade no Japão [Soka Gakkai], buscar uma integração entre as universidades da rede nordestina, que representam hoje 18 universidades federais. Isso certamente fará com que estejamos juntos nessa construção do ensino superior público federal no Nordeste e, de certa forma, compartilhando os saberes, as experiências. Mais do que isso, fortalecendo, através de uma unidade bastante integrada, que pode vir através das tecnologias sociais, da educação e da saúde, e de tudo mais que possa representar esta unidade", falou.

“Essa parceria é uma oportunidade de as universidades do Nordeste conhecerem o trabalho, a filosofia dessa associação, e assim poder avançar em relação à educação do país”, diz reitor da UFRB

Para o reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Silvio Luiz de Oliveira, a reunião é um chamado para parceria em rede das universidades do Nordeste com a entidade mundial Soka Gakkai. “Eu acho que é muito em função da dimensão que ela tem na área da educação, a compreensão que ela tem sobre qual o papel da educação humanística e do mundo”, explica.

Ainda de acordo com o reitor, todos os representantes das universidades presentes assinaram um protocolo de intenções, “apontando e dizendo para a SGI que estamos à disposição para fazermos essa parceria”.

"Acreditamos que o ponto básico da transformação de uma sociedade parte da transformação do cidadão", Miguel Shiratori sobre a filosofia humanística, princípio da Soka Gakkai

O presidente da Soka Gakkai no Brasil, Miguel Shiratori, que também esteve presente na reunião, foi o responsável pela intermediação. “Ele levará para o Japão e trará de lá um retorno sobre quais atividades poderão ser dialogadas conosco a respeito dessa parceria. Então é um protocolo que aponta o caminho para essa parceria em rede das 18 universidades do Nordeste”, conta Sílvio.

Segundo Miguel Shiratori, esse acordo é o princípio de um grande trabalho em prol do desenvolvimento do cidadão nordestino. “O princípio do nosso movimento é a criação de valores humanos fundamentados na formação humanística. Então o que nós nos propomos a contribuir é compartilhar dessa filosofia, desse pensamento, desse ideal. Porque acreditamos que o ponto básico da transformação de uma sociedade parte da transformação do cidadão”, explica o presidente.

Margareth Diniz, reitora da UFPB: “O benefício da parceria é a difusão, através de ações concretas, de paz e educação”

Para a reitora da Universidade Federal de Paraíba (UFPB), Margareth Diniz, a Soka Gakkai faz a propagação de alguns valores. “Eu sou uma defensora de se fazer um convênio com essa associação, para que a gente possa, no conjunto das 18 universidades federais e por oportunidade da rede Nordeste, fazer a diferença viabilizando melhores condições para o nosso povo, como lições de cidadania, ética, cultura, paz e educação”, conta.

Sobre a Soka Gakkai

A Soka Gakkai International (SGI) é uma organização budista de base comunitária que promove a paz, a cultura e a educação centradas no respeito pela dignidade da vida. Os membros da SGI defendem a filosofia humanista do Budismo.

Ascom com colaboração da Rádio UFS

Atualizado em: Ter, 19 de fevereiro de 2019, 15:55