Seg, 23 de abril de 2018, 15:58

UFS lança programação do cinquentenário
Atividades vão ocorrer durante todo o ano
Universidade celebra seu cinquentenário em 15 de maio de 2018.

A partir de amanhã, a Universidade Federal de Sergipe dá início à comemoração dos 50 anos, marcando o tempo e a trajetória do ensino público superior em Sergipe.

Leia também:

Plantio de craibeira no Memorial da Democracia marca início das comemorações do aniversário da UFS

A primeira de uma série de celebrações que se estende por todo o ano acontece nesta quarta-feira, 24, com o plantio da árvore craibeira no Memorial da Democracia, às 9h, no campus de São Cristóvão.

Na quarta, 25, a Orquestra Sinfônica da UFS (Osufs) fará uma apresentação no Boteco da Glória/abertura da Feira Literária de Glória, às 18h, em Nossa Senhora da Glória.

No dia que marca a data efetiva do aniversário, 15 de maio, a universidade contará com atividades simultâneas: uma missa em ação de graças em homenagem a dom Mario, que será realizada no campus de Lagarto, às 9h; e a entrega de medalhas e apresentação da Osufs e do Coro da UFS (Corufs), que acontecerão no Teatro Tobias Barreto, em Aracaju, às 19h.

Já nos dias 17 e 18 de maio, ocorrerá no auditório da Reitoria e na Didática VI, às 8h, o Fórum de Pós-Graduação e Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia.

No dia 22 de maio, a UFS irá inaugurar o Laboratório de Engenharia Mecânica, às 16h30.

Para quem sempre quis adquirir produções disponíveis na Livraria da UFS, vai acontecer também uma promoção entre os dias 1° e 31 de maio com livros a R$ 10.

Ainda no mês de maio, a professora do Departamento de Artes Visuais e Design (DAVD) Germana Gonçalves lança seu livro no Museu da Gente Sergipana, às 18h.

Outros eventos serão divulgados ao longo do ano. Veja o folder abaixo.

Histórico

A criação da Faculdade de Ciências Econômicas e da Escola de Química (1948), seguida da Faculdade de Direito e Faculdade Católica de Filosofia (1950), Escola de Serviço Social (1954) e Faculdade de Ciências Médicas (1961), fez com que fosse atingido o número mínimo necessário de escolas superiores para que se pleiteasse a fundação de uma universidade em Sergipe.

Em 1963, a então Secretaria de Educação do Estado deu início ao processo de criação da universidade, concretizado em 1967 pelo Decreto-Lei nº 269 e efetivado em 15 de maio de 1968. À época, havia duas possibilidades de regime para a instituição: a autárquica, defendida pelo diretor da então Faculdade de Medicina, Antônio Garcia Filho, e a fundação federal, defendida por dom Luciano José Cabral Duarte, então presidente do Conselho Federal de Educação (CFE).

Institui-se, então, a Fundação Universidade Federal de Sergipe integrada ao sistema federal de ensino superior, incorporando todos os cursos superiores existentes no estado.

Hoje, a UFS possui, além do campus localizado em São Cristóvão (Cidade Universitária Prof. José Aloísio de Campos), os seguintes campi: Aracaju (Campus da Saúde Prof. João Cardoso do Nascimento Júnior); Itabaiana (Campus Prof. Alberto Carvalho), instalado em 14 de agosto de 2006; Laranjeiras, instalado em 28 de março de 2007; Lagarto (Campus Prof. Antônio Garcia Filho), instalado em 14 de março de 2011; e Nossa Senhora da Glória (campus do Sertão), cujas atividades iniciaram em 23 de novembro de 2015.

comunica@ufs.br

Atualizado em: Ter, 24 de abril de 2018, 13:39